Os preços do bitcoin (BTC) têm ganhado todas as manchetes dos principais meios de comunicação dos últimos tempos, com o símbolo empurrando para a marca chave de 20.000 dólares – mas com os altcoins também aumentando, alguns dos principais meios de comunicação convencionais estão agora ajudando milhões de seus leitores a encontrar altcoins que superaram o BTC.
Em um relatório de aproximadamente 1.000 palavras chamado „Beyond Bitcoin: These Cryptocurrencies Are Doing Evening Better“ (Além do Bitcoin: Estas moedas criptográficas estão fazendo ainda melhor), a Bloomberg mergulhou profundamente no mundo dos altcoins, comentando que fichas como ethereum (ETH), Ripple’s XRP, litecoin (LTC) estão atualmente „dando à moeda digital mais famosa do mundo uma corrida por seu dinheiro“.
O jornalista Edward Robinson escreveu que algumas „moedas criptográficas estão lançando números ainda mais gaudes do que o progenitor do dinheiro digital“.
Ele destacou o ETH como nota, chamando-o de „favorito de longa data dos cromos da tecnologia“, com o XRP rotulado „um pára-raios para criptocríticos“.
Entretanto, a mídia advertiu que „veteranos criptográficos“ afirmaram que a correria para comprar altcoins equivalia a „fazer apostas baseadas em pouco mais do que o impulso do mercado“, o que poderia ser uma decisão „insensata“.
Robinson escreveu,
„Enquanto muitas dessas moedas criptográficas dispararam ao lado do bitcoin em 2017, elas também dispararam quando o bitcoin entrou em colapso em 2018 e ficou atolado em um período conhecido como inverno criptográfico. Agora eles parecem estar seguindo o mesmo padrão mais uma vez“.
E Robinson incluiu um „guia para as alternativas mais valiosas ao Bitcoin no universo criptográfico“, nomeando novamente ETH e XRP, assim como LTC e acrescentando,
„Uma nova geração de ativos digitais subindo na tabela classificativa é mais influenciada pelo projeto do Ethereum do que pelo do Bitcoin. Três dos destaques são chainlink (LINK), cardano (ADA) e polkadot (DOT)“.
A Altcoins também vem se destacando no Google Trends of late, uma sugestão de que pode não ser apenas os principais jornalistas que desenvolveram interesse na ETH, XRP e no resto dos últimos tempos.
Enquanto isso, a CNN seguiu uma linha muito semelhante em um artigo chamado „Esqueça o bitcoin“. Estas moedas criptográficas estão surgindo ainda mais“.
O escritor empresarial da CNN Paul R. La Monica também escreveu sobre o XRP, também chamado „Litecoin, polkadot, cardano e stellar“ (XLM).
La Monica explicou,
„Estas moedas menores estão, em certa medida, montando o hype que elevou o bitcoin a um novo recorde. O bitcoin tem se beneficiado de um dólar mais fraco e expectativas de que um período prolongado de taxas de juros super baixas acabará criando inflação. Isso impulsiona o apelo de uma moeda digital“.
E em um florescimento em alta que encherá de alegria as líderes de torcida altcoin, ele acrescentou,
„Muitas moedas criptográficas têm se saído bem ultimamente, várias delas ainda estão bem abaixo de seus picos – ao contrário do bitcoin. Portanto, eles podem ter mais espaço para se recuperar“.
Enquanto isso, no início deste ano, a Coinbase de troca criptográfica disse que, embora a maioria de seus usuários seja inicialmente a favor da BTC, a grande maioria também passa a comercializar altcoins e outros ativos digitais: „Entre os clientes com pelo menos cinco compras, 60% começam com bitcoin, mas apenas 24% aderem exclusivamente à BTC“.
No momento da redação (08:58 UTC), o BTC negocia a USD 19.402 e permanece inalterado em um dia, aumentando em 15% em uma semana. O preço aumenta 42% em um mês e 165% em um ano.